É um drama histórico baseado na autobiografia de
Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), é um
escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa
e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho
que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo,
Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps
(Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, explora seus serviços.
12_anos_escravidao
Adoro filmes baseados em fatos reais e este foi um
dos motivos que me levou a assistir 12 Anos de Escravidão além de ganhar prêmios de: Roteiro Adaptado, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Filme.
O filme é muito rico em detalhes, as cenas de torturas são mostradas com tamanha realidade que nos transporta para aquele ambiente nos fazendo sentir parte do filme, o sofrimento é mostrado com clareza e perfeição. Chega ser chocantes algumas cenas. Não é um filme cansativo, muito pelo contrário você quer terminar aquelas 2h para ver se ele conseguirá provar que é um homem livre e sair dessa situação e ao mesmo tempo se pergunta como ele conseguiria isso, sem poder contar com ajuda de ninguém. Não é um filme com efeitos especiais é um filme realista.
Não é um filme com efeitos especiais é um filme realista.
12yearsaslave2
Mostrando o dia a dia dos escravos, de suas condições de vida, de seu trabalho, das loucuras dos senhores donos das fazendas onde os castigava por nada. O sofrimento era agonizante onde se sofria calado para que pudesse sobreviver a tudo aquilo e com a esperança de um dia
voltar a ser livre novamente
12-anos-de-escravidão
Eu chorei muito e acredito que muitos irão chorar também.
Vale apena conferir essa obra literária maravilhosa ganhador de tantos prêmios. Com ótima fotografia e excelente atuação do protagonista.
Bom filme. 😉
by Vanessa Carvalho.